Montanha volta com fome de títulos no futsal
Depois de alguns anos de ausência, o clube tijucano disputará os
campeonatos da Federação de Futsal em todas as categorias de base

Ginásio polivalente com capacidade para 2 mil pessoas
Da Redação do EsporteAgito
Fundado há mais de 60 anos por um pequeno grupo de amigos, moradores da Tijuca e do Alto da Boa Vista, e dono de uma sede das mais aprazíveis da cidade, incrustada na Floresta da Tijuca, com direito a muito verde e duas cachoeiras, o Montanha Clube sempre se destacou também desportivamente por seu trabalho de base no futsal, formando várias gerações de salonistas que conquistaram títulos não só com a camisa do clube como se destacaram em outras grandes equipes por esse Brasil a fora.
Atualmente, apesar de limitado pela difícil situação financeira que o clube vem atravessando nos últimos anos – lugar comum entre as agremiações sociais e esportivas do nosso estado –, o Montanha se esforça para manter viva a tradição no esporte.
“Hoje o Montanha conta com apenas 460 sócios pagantes, mas ainda assim, com muito trabalho e criatividade conseguimos sanear as dívidas do clube, inclusive junto à Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, o que permitiu a nossa refiliação junto à mesma”, diz ao EsporteAgito o vice-presidente de Esportes, Sergio Braga Rodrigues. Graças a esse acerto o clube disputará a partir deste mês de março o Campeonato Carioca promovido pela federação nas categorias sub-9 (fraldinha), sub-11(pré-mirim), sub-13 (mirim), sub-15 (infantil) e sub-17(infanto).
Além disso, destaca Sergio Rodrigues, o clube mantém firme a sua política de formar em casa craques para o futsal, por meio da sua escolinha. “Na parte esportiva, a prioridade do Montanha é o futsal, com o objetivo de conquistar títulos em todas as categorias que disputarmos”, afirma o dirigente.
Com uma infraestrutura de dar inveja, o Montanha tem em sua sede localizada na Estrada Velha da Tijuca, 407, um ginásio coberto com quadra polivalente e capacidade para mais de 2 mil pessoas, um campo de grama sintética de futebol soçaite, uma quadra de tênis, piscina olímpica, espaço para judô, uma academia de musculação, dois bares e um restaurante (arrendados) e estacionamento interno para mais de 100 automóveis.
Somente nas duas gestões do presidente Jorge Rosa da Silva – a primeira com um mandado tampão em 2008/2009 e a segunda, que se encerra agora em 2012 – o Montanha Clube passou a abrigar projetos sociais para as comunidades das redondezas, como ginástica para a terceira idade, judô, vôlei e futsal, projetos estes gratuitos e com o patrocínio da Suderj, atendendo cerca de 450 alunos.