Aqui você vê o esporte que não está na grande mídia
  • primeira página
  • nosso site
  • o editor
  • fale conosco
  • memória agito
  • colunas
  • videos
    • boxe
    • curiosidades
    • ídolos tricolores
  • agito & boa forma
  • Untitled

ESPECIAL

As gatas que batem um bolão 
na comunicação esportiva

Da Redação do EsporteAgito

Elas entraram em campo – graças a Deus! – para ficar. Competentes, talentosas, bonitas e charmosas, as mulheres vestiram de vez a camisa do jornalismo esportivo sem medo de bola dividida.  Com graça, força de vontade e profissionalismo, chutaram o preconceito e o tabu e marcaram um golaço ao dar um novo sabor e colorido às coberturas esportivas da tevê, do rádio e do jornal impresso e da internet.
   Depois de muitos anos, quebraram a hegemonia do Clube do Bolinha em um território quase proibido a elas no passado, com seu jeito todo particular de entender o esporte, apurar, entrevistar, apresentar e abordar aspectos que muitas vezes passam despercebidos aos olhos masculinos. E, assim, conquistaram olhos, ouvidos e o coração da galera apaixonada, agora nem sempre só pelo futebol...
   A própria evolução do esporte e de toda a infraestrutura que o cerca não expõe mais as profissionais jornalistas e os atletas ao constrangimento dos vestiários. E, assim, as beldades foram se chegando mais e mais e hoje é comum vê-las em bom número à beira dos gramados, microfone em punho, em frente às câmeras, ou de bloquinho de anotações e laptops nas tribunas de imprensa de estádios de futebol e ginásios poliesportivos desse Brasil afora.
   Como forma de homenagear a todas as atuais e futuras jornalistas da área esportiva, o ESPORTEAGITO escalou uma “seleção” formada por 11 das mais belas e destacadas profissionais em atividade no Rio de Janeiro, apresentando um breve perfil de cada uma delas.
  E você, caro leitor, é capaz de dizer qual delas é a mais bonita? Escreva para nós (no formulário de comentário no final da matéria) dando a sua opinião. E, enquanto pensa, curta!

Bárbara Coelho

 Imagem
Nascida em 19 de dezembro de 1987, essa capixaba de Vitória (ES) sempre se destacou por sua paixão excessiva pelo esporte. E, muito comunicativa, não teve dúvidas ao escolher o jornalismo como profissão. “Acompanho esporte desde os meus 13 anos. Muita gente me pergunta o porquê eu gosto de futebol, quando essa paixão despertou em mim e estou até hoje tentando entender. Eu também não sei, o esporte me escolheu e eu escolhi o esporte”, disse a bela certa vez em uma entrevista.
   Tão logo terminou a faculdade de jornalismo, em 2008, Bárbara começou a trabalhar como produtora e repórter da Rádio Espírito Santo. No mesmo ano foi convidada para participar da equipe de esporte da TV Capixaba, filiada da Rede Bandeirantes de Televisão. 
   Em 2010 teve a oportunidade de cobrir a sua primeira Copa do Mundo, na África do Sul, e para a realização de mais um sonho, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de um novo desafio: fazer parte do time do Esporte Interativo. 
   Atualmente empresta seu talento e beleza abrilhantando as coberturas esportivas da Band e Bandsports, no Rio.

Fernanda Gentil

 Imagem
Linda, carismática e talentosa, a carioca Fernanda Gentil, de 25 anos, é uma das gratas (ou gatas...) descobertas do jornalismo esportivo na televisão aberta.
   Formada pela PUC do Rio de Janeiro, ela começou sua carreira na TV Esporte Interativo em 2006, emissor em que ficou por três anos. Apaixonada por esportes, mudou-se para o Sportv em 2009 onde começou fazendo produção e reportagem. Mais tarde, além de repórter, passou também a apresentadora do É Gol!!!, programa diário que vai ao ar na hora do almoço.
   Participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e da Copa do Mundo da África do Sul e, durante a Copa, foi protagonista de uma gafe que deu muito que falar, quando estendeu a mão a um deficiente cego, sendo este vídeo um dos mais visitados no YouTube em 2010.
   Depois dessa gafe, passou a tomar cuidado e tira isso de letra. Do Sportv para a TV Globo foi um passo natural, e hoje a Fernanda, sempre Gentil com os telespectadores, brinda a todos com seu jeito simpático e bem-humorado de fazer reportagens e na apresentação do Placar da Rodada, às quartas-feiras dentro do Jornal da Globo.

Janaína Xavier

 Imagem
Rosto angelical, a paranaense Janaína Xavier é repórter e apresentadora do Sportv no Rio de Janeiro. Natural da cidade de Toledo, em 22 de novembro de 1977, 
   começou a carreira em Curitiba, na CNT. Depois, foi para a RPC, afiliada da Rede Globo, e nesta emissora atuou tanto em São Paulo quanto no Rio, depois regressando ao Paraná. Sempre conciliou esporte com assuntos gerais, até ficar exclusiva do esporte a partir da segunda metade dos anos 2000. Em 2008, trocou a RPC pelo Sportv.  É casada com o narrador Luiz Carlos Júnior, colega de Sportv e mãe de Duda, nascida em 2009.

Luiza Scheliga

 Imagem
Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Luiza é repórter e apresentadora da editoria de esportes da TV Brasil. Seu charme e afinidade com as câmeras a levaram a ser uma das apresentadoras do programa Stadium. 
   Já participou também do programa dominical EsportVisão. 
   Um de seus grandes trabalhos na tevê foi no ano de 2011, quando comandou do estúdio especial da TV Brasil, a grande cobertura feita pela emissora dos Jogos Mundiais Militares.

Patrícia Lopes

 Imagem
Nascida no Rio de Janeiro, começou a se interessar por futebol influenciada pelo pai, que a levava ao campo desde os seis anos de idade. Formou-se jornalista em 1998 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e começou a carreira fazendo estágio na TV Bandeirantes. Depois, ainda sem o diploma, estagiou no canal por assinatura Multishow, pertencente às Organizações Globo.
   Em 1999 foi contratada para ser repórter da TVE (atual TV Brasil), emissora onde trabalhou pouco mais de nove anos. Neste mesmo período foi repórter e correspondente no Brasil das emissoras internacionais NBC Telemundo e CNN en Español.
   Após se desligar da TVE, foi para a ESPN Brasil, na qual cobria o futebol do Rio de Janeiro como repórter. Atualmente, trabalha como repórter da TV norte-americana NBC Telemundo. É, também, professora de cursos de jornalismo.

Carol Barcellos

 Imagem
É mais uma beldade do time feminino do jornalismo esportivo da TV Globo. Ana Carolina Barcellos Côrtes se formou pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2005, quando já estagiava no canal pago Sportv, na equipe do programa Zona de Impacto. No início da carreira, pensava em trabalhar com jornalismo econômico e em veículo impresso e para ficar mais próxima do objetivo, fez dois cursos de economia junto com a faculdade.
   Também complementou sua formação com aulas de assessoria de imprensa e expressão corporal – estas com o objetivo de ficar mais solta caso viesse a atuar em televisão.  E não deu outra. Em vez de trabalhar em jornal impresso, Carol se tornou repórter de tevê e foi parar na área de esportes na Globo, onde está há sete anos. E não se atrevam os mais ousados a querer mais do que simplesmente curtir a beleza e a simpatia da moça em suas aparições na telinha, pois seu coração já tem dono. Ela é casada com o colega de reportagem Bruno Côrtes.

Wanda Grandi

 Imagem
Nascida em 11 de março de 1988 no Rio de Janeiro, Wanda Maranhão Grandi Ramalho é atriz e modelo, mas foi seduzida pelo esporte. Sorte do público masculino, que pode ver essa linda mulher arrasando nas entrevistas com atletas de MMA durante os eventos nacionais e matérias especiais produzidas pelo canal pay per view Combate, especializado em lutas.
   Wanda começou sua carreira como modelo aos dez anos. Aos 16 foi convidada a ser assistente de palco do programa Caldeirão do Huck, na TV Globo. Em 2007, já com 19 anos, ela foi convidada a fazer um ensaio sensual para o site Paparazzo e para a revista Vip, enquanto participava da novela global Sete Pecados, onde interpretava a personagem Tamires. Em 2009 foi uma das três mochileiras na primeira temporada do programa Sem Destino, do canal a cabo Multishow, no qual percorria de bicicleta as praias paradisíacas do Nordeste. Daí para integrar a equipe do canal Combate foi um pulo.
   Atualmente, além de fazer reportagens para o canal, a bela também apresenta algumas atrações da emissora.

Cristiane Dias

 Imagem
A gatíssima Cris Dias, gaúcha de Porto Alegre (RS), nascida em 9 de dezembro de 1980, é uma das mais belas presenças surgidas nas telinhas esportivas nos últimos anos. Formada em 2002 pela Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, cidade em que reside desde os 18 anos, é filha de um ex-atacante do Grêmio, e jogou handebol, vôlei e futsal.
   No jornalismo, começou nas áreas de economia, cidade e assessoria de imprensa. Seu primeiro trabalho foi na TVE (atual TV Brasil), com um quadro sobre esportes radicais no programa Stadium, que passou a apresentar em 2004.
   Em 2007, mudou-se para a Rede Globo. Apresentou o Esporte Espetacular, aos domingos, ao lado de Luís Ernesto Lacombe e Luciana Ávila até outubro de 2010. Depois, passou a apresentar a edição nacional do Globo Esporte, ao lado de Tande. Atualmente, faz algumas reportagens especiais e apresenta, ocasionalmente, o Esporte Espetacular e o Globo Esporte Rio.


Aline Bordalo

 Imagem
Presença constante na programação esportiva da Band Rio, onde atua como repórter, Aline Bordalo Tchao, nascida no Rio de Janeiro em 14 de julho de 1977, há 15 anos dedica-se à cobertura dos campeonatos de futebol na televisão. Sua carreira jornalística começou no SBT e, em seguida, trabalhou na TV Globo, no Rio, e TV Verdes Mares (afiliada da emissora no Ceará), além de ter uma breve passagem pelo Sportv em 2009.
   Nos bastidores do esporte conheceu o quero-quero, espécie de pássaro que vive em gramados e fez história no Maracanã. Inspirada nas curiosidades do pássaro, a jornalista escreveu o livro infantil O Quero-quero Artilheiro, lançado em maio deste ano. 
   É casada com o repórter Eduardo Tchao, da TV Globo.

Carla Matera

 Imagem
E não é só na tevê que as mulheres entraram para valer, emprestando a sua competência e dando aquele toque charmoso e inovador na cobertura esportiva de cada dia. No rádio, um bom exemplo é a carioca Carla Gomes Matera, repórter da Rádio Tupi.
   Carla iniciou a carreira na Rádio Tropical FM e, dali, foi para a Manchete, entrando na Tupi logo depois. Saiu em 2004 para morar em São Paulo – acompanhando o marido que havia sido transferido em seu emprego – e lá ingressou na Rádio Globo. Deixou a emissora no final de 2008 e voltou para o Rio, inicialmente trabalhando como locutora na Rádio Original FM por algumas semanas até retornar à casa atual, a Rádio Tupi.

Marluci Martins

 Imagem
Embora ainda com menos intensidade (mas isto é apenas questão de tempo), no jornalismo esportivo impresso também as mulheres vão mostrando que são craques no ofício. Uma das mais destacadas profissionais deste meio é Marluci Martins.
   Formada em jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, ela começou como estagiária no jornal O Dia, em 1988. Aficionada por esportes, integrou a equipe do jornal durante 23 anos, cobriu a Copa do Mundo de 1994 e fez carreira como repórter e colunista até 2011, quando deixou a empresa. Marluci participou também, durante um período, do programa Redação Sportv, no canal de TV a cabo Sportv, nas manhãs de segunda a sexta. Hoje atua como repórter e colunista no jornal Extra, além de ser editora de um blog de muito sucesso sobre os bastidores do futebol e dos clubes. É casada com o conhecido sambista Moacyr Luz.

    Faça aqui o seu comentário

Submeter
Powered by Create your own unique website with customizable templates.