Alongue-se!!!

Pense bem: qual é a primeira coisa que pessoas, cachorros, macacos, passarinhos... costumam fazer ao acordar? Espreguiçar-se, não é mesmo? Pois é, espreguiçar é um alongamento inconsciente que costumamos fazer desde que nascemos!
O alongamento é o meio de você conservar sua musculatura relaxada. De acordo com a professora de Educação Física e personal trainer carioca Bianca Monique Kersten, os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade: no trabalho, no carro, esperando o ônibus, andando pela rua, sob a sombra gostosa de uma árvore, após uma subida, na praia, etc.
Faça alongamentos antes e depois de praticar atividades físicas e também em diversos momentos do dia, toda vez que puder. Eis aqui alguns exemplos:
* De manhã, antes de começar o dia.
* No trabalho, para aliviar tensões.
* Depois de ficar sentado ou em pé muito tempo
* Quando se sentir tenso.
* Em momentos diferentes do dia, por exemplo: enquanto assiste TV, ouve música, lê ou está sentado conversando.
Benefícios para o corpo e para a mente
Segundo a especialista, os alongamentos, na medida em que relaxam a mente e “regulam” o corpo, deveriam constituir-se em parte da vida diária. Ela enumera uma série de vantagens para as pessoas que realizam alongamentos de modo regular:
* Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.
* Benefícios para a coordenação motora, pois que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.
* Aumento do âmbito de movimentação.
* Prevenção de lesões, tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado).
* Facilita atividades de resgate tais como: caminhada, corrida, esqui, tênis, natação, ciclismo, na medida em que prepara o corpo para a atividade – fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a serem utilizados.
* Desenvolve a consciência corporal.
* Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea.
* Ativa a circulação.
* É gostoso.